As baterias de Lítio LFP significa que as células são feitas de fosfato de ferro e lítio. É um tipo de composto químico usado como material ativo no cátodo, polo positivo, das baterias de íon de lítio. As baterias LFP são conhecidas por terem uma alta estabilidade térmica e serem mais seguras em comparação com outros tipos de baterias de íon de lítio. Elas também têm uma vida útil mais longa e uma densidade de energia um pouco menor quando comparadas com as baterias NMC. As baterias OLIMPUS ENERGY são fabricadas com células LFP.
As Baterias NMC significa que as células são feitas de óxido de níquel-manganês-cobalto. É outro tipo de composto químico usado como material ativo no cátodo, polo positivo, das baterias de íon de lítio. As baterias NMC são conhecidas por terem uma alta densidade de energia, o que significa que elas podem armazenar mais energia em comparação com as baterias LFP. No entanto, elas podem ser um pouco menos estáveis termicamente e apresentar um risco ligeiramente maior de descontrole térmico. Esta são largamente usadas nos EV’s, veículos elétricos.
A bateria LFP é conhecida por ser mais segura que a NMC e para enriquecer os modelos de simulação e refinar os algoritmos preditivos de segurança das baterias, testes de Avalanche Térmica (Thermal Runaway) foram realizados.
Os testes de avalanche térmica são realizados em calorímetros adiabáticos, ao nível da célula. O Gráfico 1 a seguir apresenta a evolução típica da temperatura durante tal teste em uma determinada célula de referência:
Gráfico 1
Realizando o mesmo perfil de aquecimento até o momento em que se dá o início da reação exotérmica da célula e o processo de avalanche térmica para comparação das células LFP e NMC, foram feitas as seguintes observações:
– A temperatura de início da avalanche térmica da célula LFP ocorre em uma temperatura mais elevada quando comparado às células NMC e quanto maior a densidade energética menor é a estabilidade térmica da célula, conforme mostra Gráfico 2 abaixo.
Gráfico 2
– Outro ponto observado foi que a velocidade do aumento da temperatura (ºC/min) durante o processo de avalanche térmica de uma célula LFP é menor que a velocidade das células NMC, como mostra o gráfico abaixo. Desta forma as células NMC tendem a ter uma liberação de energia muito mais vigorosa em comparação com as células LFP.
Gráfico 3
Fonte: PowerUp e CEA-Liten